Nossa História | Sicoob Credibam - Cooperativa de Crédito

Nossa História

Nossa História

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Bambuí Ltda - Sicoob Credibam

REGISTROS E AUTORIZAÇÕES

Data da Constituição: 20/02/91
Início das Atividades: Bambuí 09/09/91
Início das Atividades: Córrego Danta 02/05/98
Início das Atividades: Medeiros 01/11/01
Autorização de Funcionamento: BACEN nº 4516015/91 de 25/04/1991
Registro na JUCEMG nº 3140000547 de 26/06/1991
Registro na OCEMG nº 769 de 18/09/1991
Registro na CREDIMINAS nº 037 de 18/09/1991 


A história da Cooperativa de Crédito de Bambuí Ltda - CREDIBAM, teve início dentro da Cooperativa Agro Pastoril e Industrial de Bambuí Ltda - CAPIB. Dois fatores que contribuíram para a sua criação: o exemplo dos municípios vizinhos, como Luz, Iguatama e Bom Despacho, onde já existiam cooperativas de crédito em pleno funcionamento com relativo sucesso e o desinteresse dos bancos da cidade em atender às necessidades dos produtores rurais de nossa região.

A assembléia de constituição da CREDIBAM, foi realizada em 20 de fevereiro de 1991 com a presença dos seguintes sócios fundadores:

Eugênio Carvalho Alzamora, Olímpio José da Silva Neto, José Orlando Ferreira, Lucas Alberto Chaves Cardoso, Djalma Consuelo de Carvalho, Adonilho Lemos de Oliveira, Lucas Pinto do Couto Rosa, Neysson Paulinelli de Oliveira, Élson Américo Vieira, Plínio Sifuentes Machado, José Isaias de Oliveira, Onofre de Oliveira Faria, Antonino José Martins, Antonio Michel Nasser, Benedito Martins de Oliveira, Domingos José de Carvalho, Geraldo de Carvalho, Heli Joaquim Vieira, Indalécio Alvarez Perez, João Batista Paulino, José Eduardo Câmara Pinto, Otacílio Cirilo da Silva, Raul Alves Ribeiro e William Desmond D Oliveira.

O início de suas atividades deu-se em 09 de setembro de 1991, em um acanhado cômodo cedido pela Cooperativa de Produção - CAPIB na Praça Rui Barbosa, 06, onde funcionou até abril de 1994.

Sua primeira Diretoria ficou assim composta:

Presidente: Eugênio Carvalho Alzamora
Vice-Presidente: José Orlando Ferreira
Secretário o Sr. Olímpio José da Silva Neto

E sua primeira equipe de trabalho foi composta por:

Gerente: José Ronaldo Rocha
Contador: Vladimir Garcia de Carvalho
Caixa: José Geraldo Lucas
Escriturária: Aline de Cássia Leite

Como todo início, também o da CREDIBAM não foi fácil, embora o Banco do Brasil tenha sido o nosso primeiro e único parceiro, o fechamento da MinasCaixa acabou refletindo negativamente dentro de nossa Cooperativa de Crédito, pois os produtores rurais ficaram com medo de que o mesmo viesse a acontecer com a CREDIBAM o mesmo que aconteceu com a MinasCaixa. Mas aos poucos eles foram enxergando que mesmo bancos estaduais não eram uma garantia absoluta e foram se associando à nossa Cooperativa. Aos poucos os fornecedores de leite da Nestlé e da Laticínios Planalto foram transferindo seus créditos para a nossa Cooperativa, o que foi uma alavanca ao nosso processo de crescimento.

Em 1992 com a aquisição do Posto de Resfriamento de Leite da Embaré por parte da Cooperativa Agro Pastoril e Industrial de Bambuí Ltda - CAPIB, houve mais um grande passo em nosso crescimento, pois, os pagamentos aos fornecedores leite foram concentrados na CREDIBAM, aumentando assim o número de associados. Outra grande vantagem que tivemos em nosso início de atividades foi a nossa associação na CREDIMINAS, que apesar de ainda com uma estrutura pequena, ela nos deu todo apoio administrativo no principio de nossa arrancada. Também em 1992 já começamos a operar a Carteira de Crédito Rural, já trazendo benefícios aos nossos associados.

Em 1993, com a implantação da Centralização financeira pela CREDIMINAS, houve um ganho expressivo em nossos recursos, pois obtivemos melhores taxas em nossas aplicações junto ao Banco do Brasil e assim pudemos repassar aos associados melhores taxas em suas aplicações na CREDIBAM.

Já em maio de 1994, transferimos nossa sede para o prédio onde funcionava o Supermercado Pag-Pouco, à Rua Getúlio Vargas, 13 , no centro da cidade, sendo uma loja ampla e bem localizada, trazendo maior conforto para nossos associados e melhores condições de trabalho para nossos funcionários, uma vez que na antiga instalação não havia mais espaço físico para a realização de nossas atividades.

Em março de 1995, foi implantado o Plano de Saúde USIMED/UNIMED, trazendo mais um grande benefício aos nossos associados e seus familiares.

1996, neste ano deu-se início ao sonho de termos o nosso próprio banco, sendo que integralizamos o capital de R$38.077,52 (trinta oito mil, setenta sete reais e cinqüenta dois centavos) para a criação do BANCOOB.                                                          

Em 1997 passamos a operacionalizar com o software da CREDIMINAS, com aquisição de novos equipamentos de informática e nova mentalidade de trabalho.

O grande marco de 1998, foi o início das atividades do BANCOOB - Banco Cooperativo do Brasil S/A, cujo capital é 100% constituído por recursos das Cooperativas de Crédito, quando foi implantado nosso próprio serviço de compensação de cheques e outros papéis em 02/02/98, trazendo um grande avanço para a nossa Cooperativa e para todo o sistema, visto que, ganhamos além de autonomia, independência junto ao sistema financeiro tradicional. Usando recursos da Centralização financeira subsidiamos parte de juros para atender 78 produtores rurais nos financiamentos de Custeio Agrícola de plantio de milho da safra 98/99. Em 30/04/98, inauguramos o PAC - Posto de Atendimento Cooperativo, na cidade de Córrego Danta, levando para aquele município o principio do cooperativismo de crédito e o desejo de fomentar a produção agrícola da região.

Chegando em 1999, foram liberados vários projetos para PRONAF investimento com recursos oriundos de convênio com o BDMG e com o BANCOOB . Neste ano também foi implantado o DAP - Depósito de Aviso Prévio, uma modalidade de aplicação em que não é necessário o retorno do recurso na conta corrente do associado, quando de sua reaplicação, evitando-se assim a cobrança da CPMF.
 
Em 2000, nossos diretores e o corpo de funcionários participaram com assiduidade em todos os cursos ministrados pela CREDIMINAS, no mês de Abril deste mesmo ano, visando um melhor atendimento aos associados da cidade de Córrego Danta, transferimos o nosso Posto de Atendimento Cooperativo para uma loja maior e bem localizada. Demonstrando que o nosso principal objetivo, é o de atender nossos associados em suas diversas necessidades encerramos o ano com 360 operações de crédito rural, representando mais de 65% de nossas operações.
 
Em 2001 ampliamos nossa atuação na região, com a incorporação da Cooperativa de Crédito Rural de Medeiros Ltda, depois de realizarmos todos os procedimentos necessários para incorporação, no dia 09/11/2001 foi homologado pelo Banco Central do Brasil a incorporação da CREDIMED pela CREDIBAM, sendo mais um grande marco para o cooperativismo de crédito de nossa região. Neste ano também completamos 10 anos de atividades em prol da comunidade bambuiense e dos produtores rurais de toda região.

Em 2002, a Cooperativa continuou realizando operações de crédito, visando o fortalecimento de seus Associados e apoio à comunidade bambuiense.
 
2003, ano marcado pela primeira eleição realizada com concorrência direta pelos cargos administrativos da CREDIBAM, sendo que após a eleição e mantendo-se a mesma Diretoria, a Cooperativa continuou em crescente desenvolvimento.

Em 2004, apartir de 01/07/2004 passamos a utilizar o programa SISBR, que traz grandes benefícios ao Sistema Cooperativista, como por exemplo, a integração online entre as Cooperativas do Sistema SICOOB Brasil.
 
2005 - em nossa AGE/AGO realizada no dia 31/03/2005, ficou aprovado nosso novo estatuto social, onde foi alterada nossa denominação para Cooperativa de Crédito de Bambuí Ltda - SICOOB CREDIBAM, passando assim a utilizar a marca SICOOB.

Em 2006, procuramos atender bem aos nossos associados na prestação de serviços e na liberação de empréstimos e financiamentos com taxas competitivas e com agilidade em suas liberações, melhoramos também nossa área de atendimento com a colocação de cadeiras para espera, televisão, vídeo e parabólica, implantação de atendimento através de painel e senhas, mas grande realização no ano foi sem dúvida a reforma da agência de Medeiros, que foi totalmente remodelada, tornando-se uma agência funcional e moderna, propiciando conforto e segurança aos nossos funcionários e associados.
 
2007, visando o fortalecimento da relação entre as comunidades, os cooperados e o Sicoob Credibam, trouxemos o Programa de Educação Cooperativista, foi elaborado e implantado um plano de trabalho de forma participativa com os cooperados e comunidades. Neste ano contratamos uma empresa de segurança armada e implantamos o Programa de Gestão de Seguros em parceria coma MINASEG – Crediminas Administradora e Corretora de Seguros Ltda.
 
No ano de 2008, o Sicoob Credibam instalou o Sistema de Monitoramento Eletrônico através de câmeras de vídeo para atender as normas de segurança e também participou da Campanha de Capitalização SICOOBCAP lançada pelo Sistema Crediminas para todas as Cooperativas do Sistema, com o intuito de fortalecer o nosso patrimônio
 
2009 foi ano de crise econômica  mundial e mesmo com este cenário de incertezas, tivemos um grande crescimento, pois enxergamos na crise uma oportunidade de alavancar nossos negócios.  Lançamos o Cartão de Crédito “NossoCard”, dando o pé inicial para que nossos associados tivessem disponível mais um meio de pagamento para sua comodidade e segurança.
 
Em 2010, o Conselho de Administração dentro de sua visão estratégica, ampliou os investimentos em tecnologia, e na capacitação dos colaboradores com treinamentos virtuais, no Sicoob Central Crediminas e em nossa cidade, o que tem proporcionado um atendimento diferenciado e de maior qualidade. Dentre estes investimentos, destacamos aquisições de links de comunicação para as agências de córrego Danta e Medeiros, implantação de terminal de auto-atendimento em Medeiros e de mais um terminal em Bambuí. Várias ações sociais, projetos culturais, esportivos, etc, foram desenvolvidos, tendo como destaque o concurso de redações sobre o cooperativismo e  a participação no DIA C (dia de Cooperar), com a campanha de doação voluntária de sangue junto ao Hemominas em Divinópolis.
 
2011, foi realizado novamente o concurso de redações com o tema “ A importância de poupar para realizar seus sonhos”, foi implantado em parceria com a FAEMG o Programa Balde Cheio, onde o Sicoob Credibam subsidiou parte dos custos do programa.  Fomos credenciados pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S/A – BDMG como correspondente bancário, ficando assim aptos a encaminhar propostas de operações de crédito dos produtos: Fundese Empresa Mineira Competitiva, Fundese Geraminas , BDMG Giro Fácil e BDMG Fixo Fácil.  Fizemos também parceria com o SENAR para realização de cursos de capacitação de nossos associados. Tivemos a participação no DIA C ( Dia de Cooperar) cuja ação desenvolvida foi a campanha de arrecadação de alimentos que foram doados para a Vila Vicentina de Bambuí. Realizamos o I Encontro Empresarial em parceira com o SEBRAE/MG com a palestra  “ A Mágica dos Resultados Empresariais “ do mágico Eduardo Peres, motivando nas pessoas atitudes que levem ao trabalho com entusiasmo, precisão e qualidade.
 
Em 2012, diversos cursos virtuais e presenciais foram realizados pelos nossos colaboradores em parceria com o Sicoob Central Crediminas, que resultou em melhor atendimento aos nossos associados. Participamos no DIA C ( Dia de Cooperar) com o evento da Cavalgada da Cooperação, sendo que os recursos arrecadados foram doados para a APAE de Bambuí.
 
No ano de 2013, no mês de abril, deu-se início a obra de fundação para construção da sede própria do Sicoob Credibam no lote localizado na Av. Armando Franco, 155 centro. Em parceria com o Sistema OCEMG/Sescoop MG, trouxemos para a comunidade a peça teatral “ Acredite, um espírito baixou em mim”, cujo ingresso foi a arrecadação de alimentos não perecíveis que foram doados para a Vila Vicentina e para a Associação Olga Chaves de Miranda (Rocinha). Participamos mais uma vez o DIA C (Dia de Cooperar) e novamente com espírito de cooperação e solidariedade, realizamos uma caminhada e cavalgada com o objetivo de arrecadar recursos financeiros para o Hospital Nossa Senhora do Brasil e no mês de setembro realizamos o Encontro Empresarial na cidade de Córrego Danta com a presença de  vários comerciantes, associados e autoridades, divulgando o cooperativismo de crédito, os produtos e serviços do Sicoob Credibam.
 
Em 2014, participamos do DIA C (Dia de Cooperar), com a realização de um almoço beneficente para mais de 1.000 pessoas e a arrecadação foi doada para três instituições: Associação Olga Chaves de Miranda Cardoso (Rocinha), Associação de Assistência à Infância de Bambuí (Creche Dona Mariquinha) e Associação de Proteção à Infância de Bambuí (Creche Vovó Sudária). Em 15/09/14 inauguramos uma nova agência na cidade de Tapiraí, com o objetivo de atender as necessidades dos moradores que ainda não contavam com uma agência do Sicoob.
 
Em 2015, O Sicoob Credibam elegeu seu primeiro Conselho de Administração e Diretoria Executiva se adequando às normas do Banco Central do Brasil, decorrentes do advento da Lei Complementar 130/2009 no que tange à nova governança cooperativa. Realizamos o DIA C (Dia de Cooperar  com foco na arte e cultura, trazendo o “Musical das Estrelas”, sendo que a arrecadação do evento foi doada para a Creche da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – FHEMIG, dirigida pela Irmã Carmela.